15 de abr de 2015

Dia Mundial do desenhista - Dois vídeos.


Olá pessoas,
Hoje 15 de abril, no Dia Mundial  do Desenhista, vou deixar dois vídeos de reflexão sobre a profissão.
São dois vídeos  que eu considero essenciais para quem está começando, e está meio perdido sobre quanto cobrar, como valorizar seu trabalho, como negociar, como não cair em conto do vigário, etc.

O primeiro vídeo é do ilustrador Montalvo Machado e todos deveriam assistir,  não só quem é da parte das artes gráficas. Aqui ele fala sobre as armadilhas dos concursos culturais, que podem bem acabar com a carreira de um desenhista que mal começou. Assistam e absorvam tudo.
São 40 minutos que valem muito a pena, acredite... São coisas que nenhum curso ou faculdade vai te ensinar.
Aliás, já perceberam como os cursos de artes visuais não preparam os seus alunos direito? Não existe uma disciplina que ensine a ser comprometido, o básico de design,  como montar um portfólio, quais são os artistas que são referência no mercado, como cobrar o trabalho, como fazer projetos, como criar uma ilustração, como fazer um simples boneco de livro...

Das duas uma: ou os professores não apostam NADA na capacidade de seus alunos, ou pq não querem concorrência futura.


"Dumb ways to die, parte 1 - Concursos Culturais", por Montalvo Machado.



Esse segundo vídeo é sobre os calotes que os desenhistas levam.
Propostas do tipo " Se der certo eu te pago", "Não tenho dinheiro agora, mas quando tiver a gente acerta",  "Eu escrevi um livro e preciso de um ilustrador, mas se o livro sair a gente divide os lucros"  "Vai ser bom para o teu portfólio", "Não te pagamos em dinheiro mas fazemos a tua divulgação", entre outras coisas que a gente escuta direto.

Um outro exemplo bem comum é aquela velha proposta do cara que quer um desenho e pede uma  "amostra". Essa triste realidade eu não precisei aprender com o vídeo, pois depois de muita burrice cheguei na conclusão sozinha (uau que esperta).
"Olha eu quero um desenho teu, mas não sei se gostaria, não sei se ficaria bom no teu traço. Então tu faz uma amostra e depois a gente conversa"
Gente, em 90% dos casos você vai fazer o trabalho e a pessoa não vai querer mais! Essas pessoas nem retornam depois, pq não são pessoas sérias! Larguem de serem bobos!
 A pessoa acha que seu trabalho e tempo não são nada, você perde energia e ainda por cima sem nenhuma garantia. Já a pessoa que lhe faz essa proposta não perde nada e ainda te queima de otário, pois VOCÊ se sujeitou a este papel de amador que não sabe se impôr. 
Muito eu já cai nessa, e no meu caso foi por ingenuidade e também não tinha ninguém pra me orientar. Não façam isso!
Se alguém tem interesse no seu trabalho e quer ver como é seu traço e estilo, que ele entre no seu blog ou site! Se a pessoa ainda assim quiser um sampler, que ela pague, e pague correto.
O Thiago Spiked fala sobre esses assuntos e outros. Assistam e se divirtam. 

"Respondendo a Propostas Indecentes de Trabalho - Profissão Desenhista"





Feliz Dia do Desenhista, com a benção do aniversariante do dia, que dá a origem da data -Leonardo da Vinci!

2 comentários:

Mateus Cena disse...

Rosali, o vídeo do Spyked eu já tinha visto, mas esse do Montalvo é fantástico.
Parabéns pela postagem.

Rosali Alves disse...

Olá Mateus, tudo bem? sim, esse video do Montalvo é bem esclarecedor, eu já assisit várias vezes esses dois videos. Os do thiago eu encontrei por acaso e sempre vejo o canal dele no youtube. os do montalvo eu tambem assisti todos.
Que bom que você gostou!
abraço!