9 de dez de 2013

Um teste, e seus erros


Ola, como vao? Entao, eu estava pensando em explorar outros tipos de traco e tematicas, nada definitivo, apenas por brincadeira. E saiu essa menina ai.

Eu gostei porque nao desenho  nunca essa tematica mais feminina, apesar de achar um estilo de desenho muito bonito. Olha, geralmente quem nunca desenhou meninas assim, acha que e um tipo de desenho muito facil de fazer. Eu sabia que nao era facil...Mas tambem nao achava que era tao dificil!
Nao se enganem! Alem de exigir  um dominio dos materias, requer criatividade e muita, mas muita paciencia.
 Desenhar uma figura humana  em seus detalhes, com certeza leva tanto ou mais tempo que desenhar um cenario de perspectiva ou uma pagina de quadrinhos. Esse desenho ficou  errado, e isso que eu levei a noite inteira fazendo, ate de madrugada -so pelo desafio e curiosidade de ver o que sairia.
Bom, eu nao sabia que era dificil, ate fazer. E gostei muito da experiencia!

Cores melhores


Mas e claro, ela esta cheia de erros. A comecar pela sombra mal colocada no pescoco e embaixo do braco, o lapis que amassou a folha e deixou fissuras em varias partes do papel.
 Eu nao lido muito bem com lapis de cor (eu n'ao sou especialsta em nada especifico), e na pressa de terminar, pintei forcando muito a mao, e ficaram partes mais finas que estragaram o papel. Os olhos, por serem partes pequenas e que precisam ser expressivas, ficaram sem brilho porque eu pesei a mao e fiz muita sobreposicao. Alem disso eu nao respeitei aquela regra de pintar sempre na mesma direcao e de forma suave.
Pode-se ver na barriga e nos bracos dela que o lapis foi usado em diferentes direcoes e ficou muito marcado. Gostar mesmo, so gostei do cabelo e da ideia.
Bom, e errando que se aprende, e pode ser pretensao minha, mas eu gostei do desenho. Eh meu primeiro nessa tematica, entao eu vou me dar um desconto. Nao sei quanto e quando farei de novo, mas ja vi que como exercicio e muito bom para o uso de materiais.Foi uma coisa bem pessoal, e eu gostaria de refaze-lo com mais cuidado., quem sabe! Ate, e sintam-se a vontade para criticar e opinar.

3 comentários:

Lidiane Dutra disse...

Oi Rosali,

Eu gostei bastante do resultado, principalmente da proporção, que é algo difícil de manter num desenho realista. Gostei da posição das mãos e do movimento do cabelo.

Bjs

Rosali Alves disse...

O Lidiane!
Que legal que tu gostou!Eu lembrei de t quandotava dsenhando isso, porque tu que sabe mais desa area e ja te uma baita trajetoria.Dai eu fiquei pensandoseos teus desenhos demoram tanto, porque tu enche de detalhes. A proporao eu fiz mio comics mesmo. Pensei em fazeralo realista,mas eu ach que naoevia abandnar ese traco mais exagerado as vezes. O cabelo foi meu fvorito tambem!
Abraco!

Lidiane Dutra disse...

Pois é, eu também demoro pra fazer os meus e dou aquela "abandonada" por alguns dias, para ver se está bom mesmo ou se precisa de retoques, acho que é um pouco de autocrítica exagerada tbm, fico com a sensação de nunca estar bom. E o treino diário continua sendo a melhor coisa a fazer para aperfeiçoar o traço. Tenho vários trabalhos para terminar, tô vendo que as férias serão puxadas rsrs

Abraço!