3 de dez de 2013

Revista PICLES #03 - A vez das Mulheres...



Texto retirado lá do blog do AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e caricaturistas do Estado de São Paulo):

"Está chegando a vez da revista “Picles, Especial Mulheres”!O time de autoras está completo. Reunimos 45 trabalhos de 26 autoras de todo o Brasil, do Japão e de Portugal. Sob o tema: “a condição da mulher na sociedade atual” nossas artistas desenvolveram um quadro real, corajoso, imaginativo e perspicaz de como a mulher está situada no mundo contemporâneo e todos os seus desafios.

A seleção tem artistas de diversas áreas, experiências e motivações diferentes costurando uma publicação que vai surpreender os fãs da arte sequenciada e da arte criativa.

Reunimos as seguintes autoras: Natalia Forcat, Rose Araújo, Cristina Carnelós, Rosali Colares, Fabiana Menassi, Janaina Freitas Silva de Araújo, Mariana Petróvana Ferreira da Silva, Alessandra Gomes de Melo, Fernanda Leticia Ocanto Silveira, Heidy Keller, Thina Curtis, Mariana Waechter, Bia Kassar, Kellen Carvalho, Anita Costa Prado, Diana Helene, Vânia MachadoRegi Munhoz, Cynthia Bonacossa, Teresa Camarapest, Carolina Mancini, Samie Carvalho, Maira BeneditoCamila Cysneiros, Flávia Tonelli Aline Cruz.

Agora começamos a produção gráfica com a quadrinhista e designer Kellen Carvalho e a edição da poetisa e roteirista Anita Costa Prado.

O resultado final, com o lançamento da revista impressa, deve ocorrer nos próximos meses."  


Parabéns aos organizadores, em especial ao Worney Almeida, a Anita Costa Padro, e a Kellen Carvalho por esta edição da PICLES! Eu soube (eu li) que quando a proposta foi lançada, muita gente, especialmente cartunistas homens, 'chiou' sobre uma revista para reunir o trabalho de cartunistas mulheres. Os caras sempre tem a oportunidade de mostrar seus trabalhos, a gente ta sempre sendo vetada ou 'esquecida' por eles... E quando surge uma oportunidade justa e corajosa, os caras ainda se mordem?!



2 comentários:

Lidiane Dutra disse...

Mas os homens andam muito mordidinhos porque sim, cada vez mais as mulheres estão em busca de seus merecidos espaços e fazendo o merecido sucesso.
Cheguei a uma conclusão: enquanto esses "desenhistas" ficam tentando esconder outros artistas da cidade, para que o reconhecimento vá todo para ele, esses artistas se movimentam e fazem acontecer. Daí o que sobra para o tal desenhista? Ficar xoxando o trabalho alheio. Sinto isso acontecer principalmente no face: gente do outro lado do mundo te dá um like, mas os teus vizinhos nem as horas.
Mas estamos aí, fazendo a nossa parte.

Parabéns, Rosali!

Bjs

Rosali Alves disse...

É, é isso mesmo Lidiane, eu ja fiquei puta com isso, hoje eu uso para me motivar. Mas uma coisa é certíssima: A verdade sempre aparece. Esses caras podem esconder, esnobar, ignorar nosso trabalho, mas eles não podem impedir de que a gente crie!
Pode ver: a maioria das pessoas que critica o trabalho alheio, geralmente esta ha anos sem progredir e fazer nada novo.Isso dá um cartum, to pensando em fazer!
Bjs e obrigada pela visita!