11 de out de 2012

Ilustração infantil





Meus desenhos para o Espaço Corujinha, no Jornal Agora, sempre saem desfocados devido a impressão desencaixada. Isso por uns tempos me desanimou bastante.
Dai, dia desses, tava lá tomando meu chá, olhando para uma reprodução de um quadro de Gustave Courbet que eu tenho na minha parede ( não péra... melhor eu dizer que é o quadro "Portrait de Proudhon et ses fils" (1853), pra que não pensem que é a 'L'origen du monde'(1866),  e decretei que "isso tudo é uma bobagem".
Tenho um espaço, onde posso aperfeiçoar meu trabalho, e aprender muito, que me foi concedido para este propósito, pelo editor geral do jornal, pelo qual sou muito grata. Bem, fiquei pensando que afinal, eu lido muito com ilustração infantil, mas pouco tenho me dedicado a ela. É uma auto-critica que eu gostaria de 
dividir aqui com os leitores (se é que existem).
E olha só, estou encantada com as possibilidades de textura e aplicação do lápis-de-cor. Acho que nunca me interessei tanto pelas duas coisas: lápis de cor, e ilustrações infantis.Não cheguei a fazer nenhum curso (preciso muito), e acho que como se vê, tem uns segredos dessa técnicas que eu quero desvendar. u.u
É isso.
 Ciao!



Oque eu gosto é dessa textura 'falha' do lápis de cor. Quer uma coisa mais uniforme? Usa óleo!

4 comentários:

Lidiane Dutra disse...

Oi Rosali

Tens uma leitora assídua sim!
Acho que o espaço que tens no Jornal Agora é muito legal , podes dar visibilidade ao teu trabalho e, em Rio Grande, isso é uma conquista. É a possibilidade de ter registrada a evolução do teu traço, do teu pensamento, é um portfólio e tanto para tua arte. Até para te desafiar a utilizar novos suportes, que talvez venham a resolver os problemas com a impressão.
e trabalhar com lápis de cor é fantástico, te dá muitas possibilidades, dependendo da marca podes conseguir efeitos incríveis. Tem uma ilustradora portuguesa, Ester Durães, que trabalha lindamente com lápis de cor. Dá uma olhada nesse vídeo dela: http://www.youtube.com/watch?v=Sc96zu2NCmg

Beijos!

Rosali A. C disse...

Oi Lidiane, sim, que bom que tenho uma leitora assidua, isso aumenta minha responsabilidade! Bom, eu não me ligava muito no lápis de cor, até começar a ver eles guardados num cantinho, e pensar como eu podia usar eles. To quebrando a cabeça, n]ao tem nada de infantil no lápis de cor, tem que ter muita paciência, mão leve, e todas essas coisas que tu já sabe e ja domina muito bem, porque tu sedá nos lápis de cor. Eu vi esse link que tu me mandou, não conhecia o trabalho dela, dia 31 to lá na tua exposição conferindo teus trabalhos, obrigada por comentar! Abraço!

Rosali A. C disse...

leia-se se dá, separado, digitar aqui é brabo!

Lidiane Dutra disse...

Vou te esperar então!!!

Bjs